quarta-feira, 23 de abril de 2014

Heeeei Cheguei Bom dia! Boa tarde! Boa noite! Boa madrugada(an?)! Ontem eu estava aqui em casa pensando a respeito do preconceito legalista que muitas pessoas tem a respeito dos vários ritmos que são usados para adorar a Deus. E algum tempo depois eu pensei em como seria o Salmo 150, para o mundo de hoje. Depois, eu até escrevi uma canção a respeito disso e vocês só irão conhecê-la quando Deus abençoar  de eu gravar um CD, mas enquanto isso não acontece #oremos.
Bem, vejamos o Salmo 150 conforme está na Bíblia (RC):
1 Louvai ao Senhor! Louvai a Deus no seu santuário; louvai-o no firmamento do seu poder.
2 Louvai-o pelos seus atos poderosos; louvai-o conforme a excelência da sua grandeza.
3 Louvai-o com o som da trombeta; louvai-o com o saltério e a harpa.
4 Louvai-o com o adufe e a dança; louvai-o com instrumentos de cordas e com flautas.
5 Louvai-o com címbalos sonoros; louvai-o com címbalos altissonantes.
6 Tudo quanto tem fôlego louve ao Senhor. Louvai ao Senhor!

Agora, vamos ver como ficaria esse texto atualmente...

Louvai o Senhor! Louvai-O quando se reunirem para cultuar; louvai-O pelo Seu poder Soberano. Louvai-O pelos Seus atos poderosos; louvai-O conforme a Sua grandeza, grandeza essa que está bem superior a qualquer autoridade desse mundo. Louvai-O com o trompete; louvai-O com o violão e a guitarra. Louvai-O com o pandeiro e a dança; louvai-O com a harpa e demais instrumentos de corda e também com flautas. Louvai-O com a sanfona; louvai-O com a bateria.
Você que tem vida louve ao Senhor! Você, rockeiro pegue sua guitarra e venha. Você, pagodeiro pegue seu cavaquinho e venha. Você, sambista pegue o seu pandeiro e venha. Você, sertanejo pegue a sua viola e seu violão e venha. Louvai ao Senhor!

Na Bíblia não se fala de ritmos musicais (pelo menos eu, nunca vi). Muitos usam Efésios 5.19 que diz: "falando entre vós com salmos, e hinos, e cânticos espirituais , cantando e salmodiando ao Senhor no vosso coração."
E dizem "rock, samba, forró, entre outros, não são espirituais!" e essas pessoas nem aos menos estudam o assunto em um todo para saber o real significado desse versículo. Então vamos recorrer ao dicionário para saber o real significado dessa palavra: 
Espiritual: Relativo ao espírito.
O que é espírito?
Espírito: A parte imaterial do ser-humano. 
Mas o que Paulo queria dizer? Aqui ele não estava falando apenas do espírito humano, mas também do Espírito Santo. Paulo queria dizer que nossos cânticos devem ser algo que vem do coração e que é para adorar ao SENHOR. Veja o que a última parte do versículo diz: "cantando e salmodiando ao Senhor no vosso coração."
Paulo não estava falando de ritmos musicais e sim falando que cânticos devem vir do nosso coração porque Deus ouve mais que uma canção, Ele ouve o som que sai do nosso coração, não o das baquetas batendo numa bateria nem tampouco de uma paleta nas cordas de um violão, a música é apenas a expressão do que está lá dentro, no mais íntimo de nós e nossos sentimentos podem ser expressados desde canções da Mara Lima até as canções do Oficina G3, cada um tem sua forma de se expressar para o Senhor e para as pessoas ao seu redor.

Muitos dizem que Deus não gosta de rock, que rock é do diabo mas temos visto que o rock cristão pisa na cabeça do diabo porque algo que não era de Deus se converteu a adoração a Ele. E, na verdade, o problema das músicas mundanas (de qualquer ritmo) não é o ritmo e a música em si, mas a mensagem que a música traz. Então se usamos qualquer ritmo musical sem mensagens de violência, sexo, ódio, etc, e para adorar a Deus, não há problema nenhum, afinal de contas cada um tem seu estilo. Eu mesma penso em cantar rock para o Senhor, mas como eu já disse aqui em outra postagem (Veja: Perguntas sobre mim) eu amo vários estilos musicais, mas voltando para o que estávamos falando, para entendermos melhor o sentido do texto (Efésios 5.19), vamos recorrer a tradução da Bíblia Viva:
Conversem muito uns com os outros a respeito do Senhor, citando salmos e hinos, entoando cânticos sacros e louvando ao Senhor com canções no coração.
Entenderam agora? Se vocês não entenderam (ainda) haverá continuação desse post semana que vem. Qualquer dúvida ou sugestão é só comentar e eu responderei com toda a alegria.
Graça e paz!





0 comentários:

Siga-me!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Olha eu akieeee

Olha eu akieeee
Ane Olliver

Postagens

Tô no Twitterrr!

Tecnologia do Blogger.

Tradutor

Seguidores

Pesquisar este blog

Jesus